O preço dos imóveis está encolhendo no país, de acordo com o Índice FipeZap, divulgado nesta quarta-feira, 5. Nas 20 cidades pesquisadas, o valor anunciado para a venda de empreendimentos imobiliários caiu pelo nono mês seguido. Em julho, a alta nos preços foi de 0,13%, enquanto a inflação esperada para o período é de 0,58%.

No acumulado do ano, o crescimento no índice chegou a 1,51%, bem abaixo da inflação esperada para o IPCA, que deve alcançar 6,79%.

Apesar dos preços menores, especialistas ouvidos pelo portal G1 são unânimes em afirmar que este não é o melhor momento para a compra de imóveis. Isso porque, apesar do valor de venda estar caindo, os juros estão maiores, o que pode encarecer o investimento no final das contas.

Ainda assim, caso o indivíduo pague aluguel, mas já tenha grande parte do valor do imóvel em mãos, vale a pena considerar a compra, uma vez que a negociação fica facilitada e o dinheiro deixaria de ser aplicado em algo sem retorno. A orientação não é a mesma para quem quer investir, vender, trocar ou comprar financiando quase a totalidade do valor do imóvel.

Ao G1, o professor do MBA Executivo do Insper, Alexandre Chaia, disse que este não é o momento de entrar em financiamentos de longo prazo por causa do momento que vive a economia e o risco de desemprego. O consultor e sócio do Minhas Economias, Paulo Sain, acrescenta: em caso de aperto financeiro ou desemprego, é mais fácil negociar a troca do aluguel do que desfazer um financiamento.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda