Por que estudar economia em um curso de marketing?
Essa questão nos foi enviada por um leitor do Blog O Economista.
Compartilhamos com os leitores nossa resposta:
O estudo da economia será sempre aplicado em qualquer curso e cabe ao executivo, administrador ou qualquer outra pessoa interessada em desenvolver um trabalho criativo pensar e aplicar seus fundamentos nas mais diversas áreas. Pego como base o conceito: “Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” (KOTLER e KELLER, 2006). O conceito estabelecido por um dos principais autores do ramo de Marketing já inclui a economia, na medida que este setor trabalha diretamente com as análises de demanda, desejos e necessidades das pessoas e empresas.
É importante entender a economia como um todo e tentar ver as suas formas e diferenças, além disso, saber também como ela afeta as nossas vidas no cotidiano. É indispensável para alguém do Marketing possuir o mínimo de conhecimento sobre a economia e seus desenlaces no cotidiano. Na prática, a economia auxilia em diversas etapas do composto de MKT como marketing mix (produto, preço, local, promoção), ciclo de vida de produtos, alocação de recursos, retorno de investimentos, variáveis controladas e enfim, uma infinidade de itens que fazem parte do dia-a-dia do profissional de marketing.
Em um mundo no qual todas as áreas estão em interação, a economia serve como ferramenta para a união de competências e habilidades, que antes ficavam dispersas nas organizações.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.