População com mais de 59 anos é a que mais contrata planos de saúde
A população com 59 anos ou mais foi a que mais adquiriu assinaturas de plano de saúde no último ano. Os dados, divulgados pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar) no boletim Saúde Suplementar em Números, também apontam que a contratação dos planos médico-hospitalares das pessoas dessa faixa etária tiveram um crescimento mais de duas vezes maior que os beneficiários de até 18 anos.
Em comparação com o terceiro trimestre de 2013, o total de beneficiários mais velhos que 59 anos cresceu 4,6%. Da faixa de 19 a 58 anos o crescimento foi de 2,8% e dos menores de idade, apenas 2%. O país conta com 6,3 milhões de usuários de plano de saúde na faixa etária mais velha. Segundo o último senso do IBGE, 11,3% da população brasileira já tem mais de 60 anos de idade e deve alcançar os 18,6% até 2030.
O crescimento como um todo da contratação desse tipo de plano, porém, decaiu. De 2010 até 2014 o aumento total de beneficiários cedeu de 5,9% para 2,8%. O IESS relaciona a diminuição de procura com a instabilidade econômica do país e traz à tona os números do PIB, que em 2014, no período da última análise, recuou 0,2%.
No caso dos planos coletivos empresariais a desaceleração foi ainda maior. De um aumento de 11,1% em 2010 para 3,8% em 2014. Segundo o superintendente do IESS, os números maiores desse tipo de plano em relação aos individuais se devem ao fato de que, apesar da retração do PIB, a criação de novos postos de trabalho tem se mantido positiva.
O boletim Saúde Suplementar em Números é produzido pelo IESS com base nas informações que acabam de ser atualizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Acesse a íntegra em www.iess.org.
Com informações do IESS.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.