[Podcast] Setor de franquias apresenta crescimento mesmo com a crise
Aprovação da terceirização irrestrita nas empresas, aumento no faturamento do setor de franquias mesmo diante da crise, proibição da franquia de dados na banda larga e incentivo para as pequenas empresas exportarem. Esses são os destaque do nosso podcast semanal. Confira o resumo que preparamos desses fatos.
Pelo segundo ano consecutivo, o setor de franquias encarou a crise econômico e conseguiu crescer. Em 2016, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising, a expansão da receita foi de 8,3% em relação a 2015, um pouco acima da projeção feita pela entidade que apontou um índice de crescimento na faixa de 6% a 8%. O faturamento foi de R$ 139,593 bilhões para R$ 151,247 bilhões.
De acordo com a ABF, fatores como queda da inflação, o aparecimento de alguns sinais de melhora na confiança do empresariado e do consumidor, o maior rigor fiscal na esfera pública e a abertura de 20 novos shoppings contribuíram para o desempenho positivo do setor.
O levantamento aponta ainda a permanência da expansão das redes de franquia para o interior do Brasil. Em 2016, o franchising alcançou 42%, ou 2.321 dos 5.570 municípios brasileiros, depois de registrar uma presença em 40% das cidades no ano anterior.
Nas grandes cidades, a estratégia de expansão tem avançado para bairros mais distantes por meio de outros formatos de operação. A pesquisa revelou, ainda, a evidência da interiorização, dado que Campinas é a única cidade que não é capital na seleta lista das dez cidades com maior número de unidades no País, com índice de participação de 1,6% na distribuição de unidades entre 2015 e 2016.
Mesmo com um mercado de trabalho ainda em retração, o setor conseguiu manter o nível de empregabilidade. De acordo com a pesquisa, foram registrados no ano passado 1.192.495 trabalhadores diretos no sistema de franquias ante 1.189.785 em 2015, o que representa uma variação positiva de 0,2%.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.