[Podcast] Saiba quais foram as principais notícias da semana
Nesta semana, alguns fatos movimentaram a economia brasileira, entre eles a constatação de que o varejo brasileiro perdeu 67,9 mil pontos de venda, a redução na procura por crédito em julho e a alta da inflação registrada no último mês. Além disso, para animar alguns contribuintes, a Receita Federal liberou a consulta do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2016. O resumo das principais noticias você poderá conferir no nosso podcast desta sexta-feira.
O último lote do Imposto de Renda lote abrange 1,9 milhão de pessoas, totalizando mais de R$ 2,5 bilhões a serem devolvidos. O lote multiexercício contempla ainda restituições dos exercícios de 2008 a 2015. Os valores serão pagos no dia 15 de agosto. Do total, R$ 191,6 milhões são referentes a contribuintes que têm preferência, como pessoas com mais de 60 anos ou com alguma deficiência física ou mental ou doença grave.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na Internet ou ligar para o telefone 146. Na consulta on-line, por meio do serviço e-CAC, é possível conferir se há inconsistências de dados. Se isso ocorrer, é necessário entregar uma declaração para se regularizar.
A restituição ficará disponível somente por um ano. Se o dinheiro não for resgatado nesse prazo, o contribuinte deverá fazer um requerimento por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Se o valor não for depositado,o contribuinte deve procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.