[Podcast] Recuperação judicial salva poucas empresas no Brasil
Nos próximos dias, o preços da gasolina e do diesel podem ser reduzidos em todo o Brasil, graças a uma decisão da Petrobras de reajustar o preços dos combustíveis na refinaria. Esse é um dos fatos que marcou o cenário econômico brasileiro esta semana. Além disso, o índice de Medo do Desemprego caiu de 67,9 para 61,2 pontos, a projeção para inflação caiu pela quarta vez e uma pesquisa do Serasa revelou que a taxa de sucesso da recuperação judicial é de 23% no Brasil. O resumo de tudo isso você confere no nosso podcast semanal.
Em relação à recuperação judicial, o Serasa Experian afirma que, das 3.522 empresas de todos os portes e segmentos que tentaram se salvar dessa forma entre junho de 2005 e dezembro de 2014, apenas 946 tiveram seus processos encerrados. Deste total, 728 tiveram a falência decretada e 218 companhias conseguiram voltar à ativa.
Isso representa, segundo o Serasa, uma taxa de sucesso de 23%. Dessa forma, a cada quatro empresas que tiveram o processo recuperação judicial deferido, uma conseguiu retomar suas atividades. Os outros 73,1%, que representam 2.576 empresas, ainda estão com processos em andamento nos tribunais. Se for considerado o total de companhias acompanhadas no período, 6,2% tiveram seus pedidos aceitos, julgados e resolvidos no processo de recuperação.
O estudo também revelou que o tempo médio de recuperação para empresas que tiveram o pedido de recuperação judicial deferido é de quatro anos e sete meses. De acordo com especialistas da Serasa, o sucesso ou fracasso desse processo depende, inclusive, da qualidade do plano de recuperação aprovado e do sucesso de sua execução. Para buscar reduzir o tempo de recuperação, afirmam, é importante que o plano proposto seja realmente viável e busque considerar também as expectativas dos credores.
Confira o podcast que preparamos para esta semana:
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.