Podcast. Ex-secretário da Fazenda prevê retomada do crescimento do PIB
Indústria ganha incentivos na semana em que é prevista a retomada do crescimento da economia brasileira.

Retomada. A recuperação da economia brasileira vai começar no segundo semestre do ano que vem, mas, por efeito estatístico, não será evidente em números ainda em 2015, de acordo com avaliação do ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa. Segundo ele, daqui a um ano a economia brasileira já estará em uma rota de aceleração do crescimento e de redução da inflação.

Incentivo 1. A presidente Dilma Rousseff avaliou que as medidas anunciadas nesta semana para estímulo à indústria têm o objetivo de aumentar a competitividade do setor. As ações vão desde a redução da parcela que deve ser paga inicialmente pelas empresas que desejam renegociar suas dívidas, até a ampliação da margem de preferência dos produtos nacionais para as compras públicas.

Incentivo 2. Mantega também anunciou nesta semana medidas para incentivar o acesso de empresas de médio porte ao mercado de capitais. A isenção de Imposto de Renda sobre ganho de capital, que hoje está em 15%, é uma das ações previstas até 2023. A medida é válida para empresas com valor de mercado inferior a R$ 700 milhões.

Inflação. A inflação medida pelo Índice de preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), na segunda semana de junho, apresentou variação de 0,36%, uma queda de 0,1 ponto percentual em relação à taxa da semana anterior. Cinco das oito classes de despesa que compõem o índice tiveram decréscimo, sendo que a maior contribuição veio do grupo de alimentos.

Detalhes, no podcast.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor