[Podcast] Comércio está com expectativa alta para a Black Friday
Expectativas positivas para a Black Friday, queda no setor de serviços, venda da Liquigás para a Ultragaz e redução no lucro líquido da Caixa Econômica Federal. Esse foram alguns dos destaques do noticiário econômico desta semana. O resumo de tudo isso você confere no nosso podcast semanal.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), dos consumidores que compraram algo na Black Friday do ano passado, 45% pretendem comprar mais produtos e 42% devem gastar um valor maior na edição deste ano.
A pesquisa mostra ainda que 69% dos consumidores pretendem comprar nesse dia e 28,1% têm a intenção de fazer compras dependendo dos preços e descontos ofertados pelas lojas.
Para 74,7% dos entrevistados, a oportunidade de adquirir produtos que necessita a preço baixo é o principal motivo para comprar na Black Friday 2016. Em seguida, 13,1% aproveitarão para comprar presentes de Natal com preços mais baixos e 12,1% irão apenas para aproveitar as promoções, sem real necessidade.
A grande maioria dos consumidores que pretendem comprar na Black Friday (95%) diz que irá fazer uma pesquisa de preço, seja para verificar se os produtos estão, de fato, em promoção (64,8%) ou para escolher as lojas em que os produtos que precisa estão mais baratos (30,4%).
Em média, os consumidores pretendem comprar entre três e quatro produtos e gastar cerca de R$ 1.426,13 – um aumento real de 31% em relação a 2015 (R$ 1.007,00, já descontada a inflação do período). A pesquisa mostra ainda que 42% esperam encontrar descontos entre 20% e 40% nos produtos da Black Friday, e outros 42% esperam que os descontos ultrapassem 40%, sendo a média geral de desconto esperada de 36%.
Entre os 29,8% dos consumidores que compraram ano passado e esperam gastar menos este ano, destaca-se a justificativa de não comprar sem necessidade e não estar precisando de muitas coisas (26,9%), seguida da existência de outras prioridades de compra, como carro ou casa (26,4%).
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.