PIB cai 0,2% no primeiro trimestre do ano
Depois de crescer 0,1% no ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,2% no primeiro trimestre de 2015 em comparação com os últimos três meses de 2014. A queda foi menor do que a esperada por alguns analistas, por exemplo, os da agência Reuters, que previam retração de 0,5% no período. Se compararmos com o primeiro trimestre do ano passado, a queda foi de 1,6%.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, 29. Na pesquisa, também foram mostrados os resultados individuais dos componentes considerados para a composição dos números da economia brasileira.
No trimestre, o consumo do governo e a formação bruta de capital fixo, referente ao total de investimentos, caíram 1,3%. O consumo familiar, representante de mais de 60% do PIB, pela primeira vez em 12 anos, registrou queda de 1,5%.
Os setores de indústria e serviços caíram 0,3% e 0,7%, respectivamente.
De acordo com especialistas, contudo, os resultados esperados poderiam ter sido piores, mas o setor agropecuário cresceu mais que o esperado no período. Puxado pela safra da soja, a agricultura teve alta de 4,7%. Foi a alta mais expressiva desde o terceiro trimestre de 2012.
Com informações do Estado de S. Paulo, da revista Exame e do El País Brasil.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.