PIB brasileiro será de 2,5% em 2013, diz Mantega
Pela sexta vez o ministro da Fazenda, Guido Mantega, reduziu a projeção para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2013. De 3% na estimativa anterior, Mantega reduziu para 2,5% ontem, tomando o cuidado de fazer ponderações: para ele, este avanço é menor do que o potencial do país, mas a situação está desse jeito porque o mercado de consumo internacional está parado, o que dificulta as exportações.
O ministro ainda amenizou, dizendo que, diante da conjuntura da economia mundial, se a estimativa de 2,5% se concretizar, o Brasil estaria numa situação de “bom desempenho”.
A previsão do governo é menor que a do Banco Central (BC), que sustenta a possibilidade de um avanço da economia em 2,7%. O mercado, porém, é menos otimista, e não espera que o país cresça mais que 2%.
Para 2014, Mantega projeta um avanço de 4% (antes era 4,5%) e o mercado prevê 2,5% de expansão.
O ministro ainda comentou sobre o dólar. Ele repetiu o alerta que o presidente do BC, Alexandre Tombini, fez em entrevista à Rede Globo: quem apostar na alta da moeda norte-americana vai perder dinheiro. “Essa alta excessiva é passageira. Para onde vai, nós não sabemos. Mas acho que depois da turbulência do Fed (Federal Reserve, banco central dos EUA), ela volta para patamares menores”, disse em referência às indicações sobre o fim do programa de estímulo monetário do Fed, que injeta dólares no mercado com a recompra de títulos.
Ontem, 22, um dia depois de uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, Mantega e Tombini, o BC anunciou um programa de leilões de câmbio para prover proteção cambial e liquidez ao mercado.
Com informações do Estado de S. Paulo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.