Entrou em vigor nesta quarta-feira, 30, o reajuste no preço da gasolina e do diesel nas refinarias, anunciados ontem pela Petrobras. Segundo a estatal, o aumento corresponde a 6% e 4%, respectivamente, e deve chegar ao consumidor ainda nesta semana, variando conforme a determinação nos postos.

Um dos motivos para a elevação dos preços é a alta do dólar, que influencia diretamente no valor dos produtos no exterior. De acordo com uma fonte anônima da agência de notícias Reuters, a empresa não descarta a possibilidade de novo aumento até o fim do ano, caso a moeda norte-americana continue se fortalecendo diante do real.

Esta é também uma tentativa da estatal se recuperar da crise financeira na qual se encontra, agravada pela volatilidade do dólar. A decisão foi anunciada após uma reunião da diretoria, que discutiu essa fragilidade e analisou propostas para novo corte de investimentos. Em junho, houve uma redução em 37% dos investimentos previstos para o período entre 2015 e 2019.

O último aumento realizado pela Petrobras ocorreu em janeiro de 2015, correspondendo a 3% para a gasolina e 5% para o diesel. Na ocasião, o repasse para o consumidor foi de aproximadamente R$ 0,22 e R$ 0,15 por litro para a gasolina e o diesel, respectivamente. De acordo com o Fisco, o aumento final variou de acordo com cada posto de combustível.

Com informações do Infomoney e G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda