A combinação entre crise, falta de dinheiro e preços altos está fazendo os brasileiros pensarem duas vezes antes de gastarem com bens de consumo duráveis e até mesmo com presentes. Prova disso são duas pesquisas divulgadas recentemente, que mostram a cautela dos consumidores.

Uma das pesquisas é a Pulso Brasil, da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). O estudo aponta que os consumidores optam pela compra de produtos mais baratos, como artigos de telefonia e eletroportáteis e compram menos eletroeletrônicos, como televisores e home theaters. Na percepção de 43% das pessoas, as condições financeiras estão piores, ou muito piores, agora. Em 2014, esse percentual era 12%.

No primeiro semestre deste ano, 70% dos entrevistados disseram não ter adquirido itens como geladeira, freezer, máquina de lavar roupa, telefones, móveis, eletroeletrônicos, eletroportáteis, computadores, impressoras, notebooks, tablets, automóveis, câmeras fotográficas digitais, videogames ou filmadoras.Para 32%, a falta de dinheiro foi o principal motivo para não comprar tais produtos e, para 28%, foram os preços muito altos. A pesquisa indica também que 77% não pretendem comprar nenhum desses itens em breve.

Outra pesquisa, divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), diz que o brasileiro pretende gastar menos com presentes de Dia das Crianças neste ano. Na média, os entrevistados revelaram que pretendem gastar R$ 160, 43% a menos que no passado.

A principal causa dessa diminuição é o endividamento, seguido de inflação, instabilidade econômica e a necessidade de economizar. Isso mostra que as pessoas ainda estão inseguras em relação ao futuro da economia.

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