O número de devedores no Brasil cresceu. De acordo com a Serasa Experiam a inadimplência do consumidor no país cresceu 11,5% no mês passado na comparação com o mesmo período de 2009. Essa é a maior alta para meses de agosto desde 2005, de acordo com a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (13).

Compras de alto valor durante a Copa do Mundo foram decisivas para o resultado. “O consumidor aproveitou a Copa do Mundo para comprar produtos de maior valor agregado, acabou acumulando dívidas e com isso não conseguiu honrar seus compromissos”, analisou a empresa de informações de crédito.

Na comparação com o mês anterior, julho, a inadimplência teve alta de 1,8%. Já no acumulado do ano, o índice registra alta de 0,2% em relação ao intervalo de janeiro a agosto de 2009.

As dívidas com cartões de crédito e financeiras foram as principais responsáveis pelo crescimento da inadimplência, com alta de 5,9%.

A perspectiva de economistas da Serasa Experian é de que esse índice diminua. Para eles, os sinais de reaquecimento da economia neste terceiro trimestre, a continuidade de geração de empregos e a elevação da massa salarial deverão atenuar, ao longo dos próximos meses, a tendência de elevação da inadimplência do consumidor, permitindo que ela cresça num ritmo inferior à expansão do crédito, conforme vem ocorrendo nos últimos trimestres.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor