black friday

Estamos a quase dois meses do Black Friday, que este ano será realizado no dia 25 de novembro. Diante da proximidade de uma das datas mais importantes para o e-commerce, o mercado começa a se preparar. Nesta quarta-feira, 21, o Google divulgou uma pesquisa com resultados bastante otimistas, que devem superar os registrados no ano passado.

De acordo com a pesquisa, que ouviu 800 consumidores de todo o país, três em cada quatro pessoas se dizem engajados ou animados com a edição do Black Friday deste ano. A expectativa no aumento das vendas está entre 20% e 30% em relação ao faturamento de R$ 1,6 bilhão registrado ano passado.

Essa é uma data para a qual as pessoas se planejam com certa antecedência. Os consumidores que pretendem comprar eletroeletrônicos e eletrodomésticos foram os que mais disseram que pretendem esperar a Black Friday: smartphone (57%), informática (58%), TV (55%), Áudio/Vídeo (66%), eletrodomésticos (54%) e eletroportáteis (51%).

Em boa parte a expectativa boa é motivada, segundo a pesquisa do Google, pelo fato de que as vendas continuam crescendo nas datas especiais: aumentaram 8% no Dia das Mães deste ano, 12% no Dia dos Pais e 16% no Dia dos Namorados.

O levantamento aponta que os consumidores online já somam quase 40 milhões no Brasil e três quartos dos quais já participaram de alguma edição da Black Friday. A adesão é crescente. Em 2012, o percentual de consumidores online que comprou na Black Friday foi de 22%, enquanto em 2015, foi de 64%.

Segundo a pesquisa, os fatores mais considerados na hora da decisão da compra são: preço (42%), possibilidades de parcelamento (21%) e custo do frete (17%). Quando esses três são similares, 63% dos consumidores optam pelo site mais confiável para colocar seus dados pessoais, o que pode ser explicado pelo gasto médio alto.

Utilizando um levantamento interno, o Google apurou que o volume de buscas sobre compras aumenta em novembro. Em 2015, o destaque foi: Moda (12% a 15% das buscas do ano na categoria), Informática (12%), TV (13%) e Eletrodomésticos (13%). As buscas se concentram ainda mais na semana da promoção: TV (41% das busc as de novembro), Eletrodoméstico (35% a 40%), Informática (35%), Moda (30% a 35%), Smartphones (36%).

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