Para presidente do BC, economia brasileira está se recuperando
A economia brasileira “já está ganhando mais velocidade” e, para 2013, a inflação estará sob controle. É o que disse o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini em uma palestra para empresários e investidores nesta terça-feira, 23, na capital paulista.
Segundo ele, “o crescimento do país está ganhando maior atração, está acelerando. Devemos crescer, em termos anualizados, em torno de 4% no segundo semestre de 2012 e no ano de 2013”, afirmou .
Para o Ministério da Fazenda, o Brasil deve fechar o ano com um crescimento de, no máximo, 3% do Produto Interno Bruto (PIB). Para o BC a expansão vai ser ainda menor: 1,6%. O mercado financeiro é ainda menos otimista, e prevê uma expansão de 1,54% em 2012.
Até 2014 a meta da inflação, que rege as decisões do BC, é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Assim, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja oficialmente descumprida.
Tombini voltou a afirmar que o crescimento econômico será baixo no mundo todo e por um período prolongado. A Europa, segundo ele, continua sendo a principal fonte de preocupação, mesmo com os avanços registrados nos últimos tempos.
O presidente do BC acredita que a desaceleração do crescimento na China contribui ainda mais para o agravamento do comércio internacional, ainda que a tendência para o crescimento chinês seja de um “pouso suave”. Para Tombini, é exagerada a afirmação de que o Brasil é dependente da China.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.