Para presidente do BC, crescimento do 3º tri não será tão fraco
O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, disse nesta quinta-feira, 3, que o crescimento da economia brasileira neste terceiro trimestre não será tão fraco como se esperava anteriormente. “Podemos ter um terceiro trimestre de acomodação, isto é esperado pelos participantes do mercado, mas será mais favorável do que as pessoas estavam esperando”, previu.
O presidente do BC fez a declaração nesta quinta, durante uma conferência em Londres.
Tombini também falou sobre a inflação, garantindo que ela está sob controle: “Estamos trazendo ela para perto da meta”, garantiu. A afirmação tem respaldo no Relatório Trimestral do BC, que mostra um avanço de 5,8% da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano. A previsão anterior era de 6%. A meta central é de 4,5%, com dois pontos de tolerância para mais ou para menos.
Ainda que Tombini tenha dado garantias positivas quanto ao desempenho econômico do Brasil, a agência de classificação de risco Moody’s reduziu, na noite de quarta-feira, 2, a perspectiva de crédito para o país: passou de “positiva” para “estável”. Mas Tombini procurou minimizar este fato: “A agência afirmou que temos grau de investimento”, disse após a conferência. “Com isso, duas das três maiores agências confirmaram que o Brasil é grau de investimento”, completou.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.