Para mercado, 2013 terá mais crescimento e menos inflação
O relatório de mercado do Banco Central (BC), com a estimativa dos economistas de mais de 100 instituições financeiras, mostra resultados mais positivos para os rumos do país em 2013. No documento divulgado nesta segunda-feira, 9, a perspectiva para o Produto Interno Bruto (PIB) subiu de 2,32% para 2,35% e a inflação, medida pelo IPCA, deve encerrar o ano em 5,82%. No relatório anterior, a previsão era de 5,83%.
A meta central estabelecida pelo BC para a inflação é de 4,5%. Mas há uma tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Dentro desse patamar, o índice não estaria formalmente extrapolado.
Os números positivos são consequência do resultado do PIB do segundo trimestre, que ficou acima do esperado pelo mercado. No entanto, para o ano que vem, os analistas continuam a projetar mais inflação e menos crescimento econômico.
Com relação à taxa básica de juros, Selic, cuja definição impacta diretamente nos rumos do PIB e da inflação, o mercado acredita que haverá mais reajustes e deverá encerrar o ano acima da estimativa anterior, que era de 9,5%. De acordo com os analistas, a Selic deve fechar 2013 em 9,75%; e em 2014 estará neste mesmo patamar, igualando-se ao índice projetado no relatório anterior.
Com informações do portal G1.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.