País deixará de arrecadar R$ 173 milhões com redução de IPI para eletrodomésticos
A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre geladeiras, máquinas de lavar, fogões e tanquinhos representará uma renúncia fiscal de R$ 173 milhões durante os três meses de vigência das novas alíquotas. No início da tarde de sexta-feira (17), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou as mudanças na cobrança do IPI sobre os eletrodomésticos da chamada linha branca.
A alíquota de geladeiras cairá de 15% para 5%; de fogões, de 5% para 0%; de máquinas de lavar, de 20% para 10%; e de tanquinhos, de 10% para 0%. De acordo com Mantega, as mudanças serão publicadas ainda hoje (17) em edição extra do Diário Oficial da União.
A medida, segundo o ministro, visa a reduzir os preços dos produtos e beneficiar os consumidores, além de garantir empregos no setor. Para isso, o governo decidiu também ampliar o volume de crédito desatinado a empresas da linha branca, com a expectativa de aumentar a venda desses produtos.
Antes da entrevista coletiva em que anunciou as mudanças, Mantega se reuniu com representantes de centrais sindicais, de grandes redes varejistas e produtores da linha branca. De acordo com o ministro, os empresários assumiram o compromisso de não demitir trabalhadores do setor.
Mantega disse ainda que em breve o governo vai lançar um programa de substituição de geladeiras velhas e poluentes. “É um programa com preocupação com o meio ambiente.”
Agência Brasil / Elaine Patricia Cruz
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.