Ovo de Páscoa encarece e muda hábitos dos consumidores
O ovo de chocolate, queridinho da Páscoa, está se tornando a cada ano menos atrativo. No ano passado, além da alta de 6,42% nos preços com relação a 2012, houve até campanhas de boicote nas redes sociais. E um levantamento da empresa de pesquisa Nielsen confirma a tendência de substituição do produto. Em 2013, os ovos de Páscoa responderam por 16% do movimento da Páscoa em supermercados, contra 20% do ano anterior. As vendas caíram 10% em relação a 2012.
Mesmo com a insatisfação dos consumidores com o valor do item, uma pesquisa da consultoria Gouvêa de Souza – GS&MD mostra que a tendência de alta dos preços deve continuar este ano. Isso porque a manteiga de cacau e as embalagens, que compõem o produto, são atreladas ao dólar e tiveram uma alta entre 10% e 15%, segundo os fabricantes.
De acordo com Maykon Vieira, gerente de marketing da Mondelez Brasil, detentora da marca Lacta, não é possível comparar o preço dos ovos com os bombons e barras de chocolate, pois o custo logístico desses produtos é muito diferente: “A produção do ovo de Páscoa é mais artesanal e o transporte precisa ser refrigerado”, compara.
Mas outro fator que contribui para a queda nas vendas dos supermercados e a redução da procura por ovos de Páscoa é o avanço da chocolaterias. De acordo com a GS&MD, o setor projeta um crescimento de 4,7% neste ano. Nas franquias, a expansão esperada é de 20%.
Para o sócio-diretor da GS&MD, Sergio Molinari, o fato de essas lojas estarem em shopping centers e possuírem uma variedade diferenciada de produtos contribui para a divisão das escolhas dos consumidores. “O cliente pode fazer as contas e concluir que vale mais a pena comprar uma caixa de trufas bem embalada do que um ovo de Páscoa comum”, diz.
Com informações do Estado de S. Paulo.
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