planos de saúde

A crise econômica chegou aos planos de saúde. Em um ano, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulação do setor, as 838 operadoras em atividade no país perderam cerca de 1,4 milhão de usuários. Em maio deste ano, eram 48,6 milhões de beneficiários. No mesmo período do ano passado, esse número era de 50,05 milhões. 

Em relação ao mês de abril deste ano, quando as operadoras brasileiras contavam com 48,65 milhões de beneficiários, a variação foi pequena, ficando em apenas 0,06%, registrando uma baixa de 30,7 mil usuários.

Dos 48,6 milhões de maio, 9,4 milhões contavam com planos individuais ou familiares. Já o contrato do tipo coletivo empresarial chegavam a 32,2 milhões, registrando pequeno aumento de cerca de 6 mil usuários em relação ao mês de abril. Já os beneficiários em planos coletivos por adesão somavam 6,5 milhões.

Enquanto isso, os planos exclusivamente odontológicos chegaram a 21,9 milhões, o que representa um aumento de 0,82% para esta segmentação em relação a abril deste ano. Nesta modalidade houve aumento no número de beneficiários em planos individuais, coletivos empresariais e coletivos por adesão.

Médicos se interessam cada vez menos por planos de saúde

Em meio a essa baixa na demanda, as operadoras de plano de saúde ainda enfrentam outro problema. De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em parceria com os conselhos federal e paulista de medicina, 25% dos médicos brasileiros não aceitam trabalhar com planos de saúde.

São vários os motivos, mas o principal deles é a defasagem no valor das consultas, que fez com que muitos médicos deixassem de atender por convênios e passassem a atender apenas consultas particulares.

Além da questão da remuneração, muitos médicos abandonaram o atendimento por meio dos planos de saúde devido à burocracia e ao grande aumento no número de atendimentos. Segundo o estudo, os 75% dos médicos que ainda atendem os planos têm reservado cada vez menos espaço na agenda para esses pacientes, priorizando o atendimento particular.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

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