ONU: 1,2 bilhão de pessoas ainda vivem na extrema pobreza
O tema do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza comemorado hoje (17) é: “Trabalhando juntos para um mundo sem discriminação: Com base na experiência e conhecimento das pessoas em situação de extrema pobreza”. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon disse que é preciso mais envolvimento das pessoas que atuam com o tema no mundo.
Para Ban, apesar dos avanços, 1,2 bilhão de pessoas ainda vivem na extrema pobreza. “Se quisermos que o futuro que queremos seja para todos, temos de ouvir e prestar atenção aos apelos dos marginalizados”. Conforme ele, a Agenda Pós-2015 deve priorizar a erradicação da pobreza e o desenvolvimento sustentável.
O chefe da ONU destacou que mesmo com a diminuição significativa nos níveis de pobreza, ainda é preciso muito esforço da comunidade internacional para equilibrar as diferenças, como no caso de mulheres e meninas que continuam a ter negados seus direitos à educação de qualidade, cuidados de saúde e saneamento adequados. Além disso, pediu atenção especial aos índios, idosos, deficientes e desempregados.
A comemoração oficial acontece na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos e conta com a participação de vários movimentos internacionais pela erradicação da pobreza. Este ano, especialistas e estudiosos debatem a situação de misérias das mulheres, crianças e jovens, em diferentes partes do mundo.
Com informações do Portal ONU.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.