O Neoliberalismo que deu certo
Vibrei com a notícia do novo título, o “grade investment”. Afinal, não é todo o dia que a gente consegue tirar o nome do SPC, e que alguém – como a Standard & Spoor’s – nos concede atestado de bom pagador.
Pelo que entendi, agora vai chover na nossa horta. Chuva de dólares dos investidores mundiais. Dólares, eu disse? Melhor euros. Se nos deram o “grade”, podemos exigir a nossa parte em dinheiro bom, e não em moeda decadente e fraca.
O ministro Pedro Malan está em estado de graça, com a boa nova. Com o “grade” se dissipam as dúvidas que ainda pairavam sobre a nossa idoneidade. Pedro Malan, eu disse? Perdoem, leitores, errei o nome. Mas só o nome. Porque Mantega ama Palocci que ama Meireles que ama Malan que ama o Consenso de Washington que ama a Escola de Chicago que ama o neoliberalismo. Mudam personagens e endereços, mas a irmandade é a mesma.
Essa a verdade, caro leitor: a gente era feliz no neoliberalismo e não sabia. Graças a Deus, e a Lula, descobrimos a tempo que fora do neoliberalismo não há salvação.
E com que elegância Lula fez a passagem! Uma transição sem traumas, como quem não quer nada, para nos mostrar que o neoliberalismo era o mal, nas mãos erradas de FHC. Mas em mãos certas, como as do PT e de Lula, é no neoliberalismo que está o caminho das pedras – e da felicidade geral da nação.
Agora sabemos que as críticas do PT e Lula ao governo Fernando Henrique não era porque havia neoliberalismo demais, senão porque era pouco. Nas mãos hábeis do petismo, temos agora o remédio na dose certa, o neoliberalismo na quantidade exata. Como exalta Delfim Netto, Lula salvou o capitalismo no Brasil.
Lula segue à risca a cartilha, manda ver, e corre todos os dias para o abraço da galera.
Brindemos, caro leitor, ao “grade”. Se tudo já anda irretocavelmente bem, ainda vai melhorar. Não há o menor perigo de dar errado. Ninguém segura este país, como ontem dizia Médici e como hoje diz Lula.
Tito Guarniere (titoguarniere@terra.com.br)
Tito Guarniere é bacharel em direito e jornalismo, além de colunista do jornal O Sul, de Porto Alegre. Contribui quinzenalmente para a revista on line Terra Magazine e partir de agora seus textos também serão publicados no Blog.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.