Número de cheques devolvidos caiu 2,13% em setembro
A compensação bancária registrou 1.947.529 cheques devolvidos em todo o país, no mês de setembro, uma redução de 2,13% em relação às devoluções do mês anterior e contração de 4,17% na comparação com setembro do ano passado.
Os números foram divulgados nesta quinta-feira (8) pela empresa Equifax, líder mundial em informação e inteligência para gestão empresarial, que possui o maior banco de dados sobre pessoas físicas e jurídicas da América Latina.
De acordo com a análise técnica que acompanha a pesquisa, a redução do volume de cheques devolvidos confirma a tendência declinante registrada nos meses anteriores, em oposição ao aumento de devoluções, no fim de 2008 e início deste ano, devido aos efeitos da crise financeira internacional.
Os técnicos atribuem a reversão do quadro a fatores como a recuperação da atividade econômica, o aumento real da renda, a redução dos níveis de inflação, a queda das taxas de juros praticadas nas operações de crédito, a extensão do volume de crédito e dos prazos de financiamento, que contribuíram para a liquidação de pendências financeiras.
A pesquisa da Equifax também contabilizou 658.595 títulos protestados em setembro, com redução de 9,19% em relação aos 725.246 protestos do mês anterior e retração de 6,41% comparado ao mesmo mês de 2008. O gráfico da pesquisa demonstra que depois de longa trajetória de aumento do volume de títulos protestados, do início de 2005 até março deste ano, a tendência é declinante de abril até hoje.
Agência Brasil / Stênio Ribeiro
Edição: Aécio Amado
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.