Número de agências de intercâmbio quintuplica em sete anos
Viajar para estudar, aprender um novo idioma ou se dedicar a uma área de interesse vem se tornando uma opção cada vez mais frequente entre brasileiros e estrangeiros. Com isso, o número de agências de intercâmbio e estudos cadastradas no Cadastur, do Ministério do Turismo, quintuplicou entre 2009 e 2016, passando de 945 agências para 5.425 empresas. Boa parte estão nos estados de São Paulo Rio de Janeiro e Minas Gerais.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Operadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), os americanos e os europeus dos países nórdicos e alemães são os principais públicos de intercâmbio. Uma das explicações é a desvalorização do real, que tornou o Brasil mais barato e atraiu ainda mais estrangeiros
A Aiesec, organização não-governamental sem fins lucrativos, que promove intercâmbios de jovens até 30 anos em empresas ou para voluntariado, afirma que de 2012 para 2015 o número de estrangeiros que vêm para o Brasil mais do que dobrou, passando de 1.570 para 3.957. Já o número de brasileiros que vão para o exterior, no mesmo período, saltou de 1.698 para 2.538.
Cadastro das agências de intercâmbio
Criado pelo Ministério do Turismo, o Cadastur é uma garantia ao consumidor de que a empresa funciona regularmente e pode prestar serviços turísticos. Atualmente, ele reúne 58 mil empreendimentos de todo o país, recebe cadastros obrigatórios de meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos e guias de turismo. O mecanismo ainda dispõe de informações sobre bares e restaurantes, centros de convenções e empresas de apoio ao turismo náutico, que são de cadastramento voluntário.
Para se cadastrar, o prestador de serviços deve acessar o site do Cadastur e criar um novo usuário com dados como: perfil (empresa ou guia de turismo); nome completo; login; e-mail; e CPF. Após preenchimento das informações e envio dos dados, o prestador de serviço receberá por e-mail a confirmação de registro com login e senha para dar continuidade ao processo. Somente após a homologação do cadastro pelo Órgão Delegado de Turismo, o prestador de serviços irá receber o certificado de regularidade emitido pelo MTur, válido por dois anos.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.