Nova lei dos caminhoneiros é sancionada sem vetos por Dilma Rousseff
A nova lei, sancionada nesta segunda, garante redução de jornada de trabalho, isenção de pedágio para caminhões sem carga e perdão em multas por excesso de peso.

Foi sancionada, sem vetos, nesta segunda-feira, 2, a nova Lei dos Caminhoneiros, uma das exigências das lideranças que se reuniram com o governo na semana passada para dar fim à paralisação nacional da classe. O novo texto garante alguns direitos dos motoristas que já estavam em pauta há algum tempo.

Leia nosso especial sobre a greve dos caminhoneiros: http://colla.bo/4WUW4

Entre os destaques, a lei garante redução da jornada desses trabalhadores, o pedágio gratuito para caminhões com eixo suspenso (vazios) e define que a responsabilidade pelas multas por excesso de peso seja dos embarcadores de carga e não dos motoristas. As multas adquiridas até então por essa infração foram perdoadas.

Apesar da aprovação e de outras medidas, como a prorrogação de um ano nas parcelas de pagamento de caminhões adquiridos por financiamentos do BNDES para caminhoneiros autônomos e microempresários, a trégua não atingiu todos os estados.

Em alguns pontos em São Paulo e no Rio de Janeiro, novos protestos surgiram, inclusive. Ainda assim, comparando com a situação da semana passada, a tendência é de um retorno à normalidade na maior parte do país. Em nota divulgada neste domingo, dia 1º, o governo garantiu que ampliará a presença da polícia nas estradas para assegurar o cumprimento das decisões judiciais de desbloqueio.

Além disso, uma reunião deve acontecer na próxima terça-feira, 10, entre líderes dos caminhoneiros e representantes dos empresários. O encontro para discutir os reajustes nos valores de frete será mediado por representantes do governo.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor