A partir de 2013 até 2016, celulares de todo o Brasil deverão ter um dígito a mais.

A partir de 2013 todas regiões do Brasil terão que adotar o nono dígito para o número dos telefones celulares. Desde o final de julho a medida já vigora em parte do estado de São Paulo. O cronograma de implantação foi aprovado nesta quinta-feira, 25, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em São Paulo, o número adicional foi adotado nas 64 cidades com DDD 11, incluindo a capital paulista, para ampliar as possibilidades de combinações de números. Atualmente, já estão em uso ou aprovadas para a venda pela Anatel, 42 milhões de linhas com DDD 11 – quase a totalidade das 44 milhões de combinações possíveis. No restante do país, o objetivo é padronizar as discagens para telefonia móvel e evitar confusões.

Pelo cronograma aprovado nesta quinta, até o final de 2013 será necessário digitar o número 9 antes de discar para as cidades do interior do estado de São Paulo. Até janeiro de 2014 a medida passará a valer para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. A região Norte, com exceção do Acre, terá o novo dígito até o fim de 2014. Em seguida vem Minas Gerais e os estados do Nordeste (até o fim de 2015) e, encerrando o cronograma, as regiões Sul, Centro-Oeste e o Acre (até o final de 2016).

A mudança só vale para números de celular. Telefones fixos e rádios continuam sem alteração. As mudanças são obrigatórias e as operadoras de celular são as responsáveis pelas modificações, que deverão ser gratuitas.

Com informações do Portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor