Natal será mais fraco para famílias, indústria e comércio
Ficou mais curto o dinheiro que as famílias brasileiras terão para gastar com as compras de Natal este ano. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra do Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA), o brasileiro terá R$ 282 por família por mês para usar nas compras de dezembro.
Ano passado este valor era de R$ 393 – 30% a mais que neste ano. Em 2010 o valor era ainda maior: R$ 477; foi o melhor Natal da década. Só em 2009 a sobra de dinheiro das famílias para as compras de fim de ano foi menor: era R$ 243 por mês para cada família.
Para se chegar a esse valor, foi levado em consideração informações trimestrais obtidas de 500 consumidores, com renda média familiar atualizada de R$ 3 mil, combinadas com a estrutura de gastos das famílias, apurada pela Pesquisa de Orçamento Familiar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o responsável pela pesquisa, presidente do Conselhor do Provar, Cláudio Felisoni de Angelo, o endividamento assumido pelos consumidores quando os juros estavam mais altos ainda pesa no orçamento.
Mesmo com redução da taxa de juros e os cortes nos impostos de bens duráveis, no segundo trimestre de 2012, 16,1% da renda familiar ficou comprometida com prestações do crediário. Neste trimestre o valor subiu para 18,9%, diz a pesquisa.
O resultado das vendas de fim de ano é primordial para estimular a produção, já que o consumo nesta época é dobrado. Isso garante o ritmo da indústria para o início do ano seguinte. Mas diante da realidade econômica do país e das famílias, os economistas já projetam crescimento fraco no faturamento do Natal. A expectativa é de que o lucro real neste ano não passem de 4%.
Com informações do Estado de S. Paulo.
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