Mundo está prestes a sofrer nova crise financeira, diz especialista
O mundo está prestes a enfrentar uma nova grande crise mundial. Só o mercado americano deve despencar, pelo menos, 40%. Essa é a previsão do gestor e fundador da Universa Investments, Mark Spitznagel. O executivo ficou conhecido internacionalmente por prever os crashes de 2000 e 2008. A declaração foi feita em entrevista ao portal norte-americano CNBC.
De acordo com Spitznagel, a culpa da nova crise seria o Federal Reserve – banco central dos Estados Unidos – com suas políticas de incentivo que estão gerando uma bolha no mercado acionário já há bastante tempo. Essa bolha, prevê o gestor, em algum momento irá estourar.
Embora não afirme nenhuma data específica e acredite que é inútil tentar prever com exatidão, Spitznagel acredita que a crise vá estourar já no ano que vem. “Eu acho que o mercado está preparado para um crash, para um grande sell-off. Eu diria que todos os ‘topos’ que vimos no mercado nos últimos 100 anos se parecem muito com o atual”, afirmou. Até o Brasil, que geralmente assiste por fora o movimento de queda internacional, deve ser prejudicado com a provável nova crise.
Segundo Spitznagel, a orientação “é ficar de fora do mercado” e esperar as boas oportunidades aparecerem na bolsa de valores: “A grande causa dos crashes é o cenário distorcido em que estamos”, analisa.
Com informações do portal InfoMoney.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.