Montadoras de carros com fábricas no Brasil podem ser isentas do aumento do IPI sobre importados
O aumento de IPI (Imposto Sobre Produto Industrializado) sobre carros importados não será revogado pelo governo federal, mas as montadoras podem ser isentas da eleveção caso instalem unidades fabris no Brasil e se comprometam com um cronograma escalonado para atingir, no médio prazo, 65% de conteúdo local.
Assessores presidenciais disseram que já há negociações com a coreana Hyundai e a alemã BMW. Elas vão apresentar proposta fixando o prazo em que atingiriam o percentual de conteúdo local para escaparem do aumento de 30 pontos percentuais no IPI. Representantes da chinesa JAC Motors também estão interessados em participar das negociações e discutem uma proposta com a matriz.
Segundo um assessor, a ideia é que existam dois regimes: um para montadora sem fábrica no país, com IPI mais alto, e outro para empresas já presentes no Brasil ou em processo de instalação. A presidente encarregou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, de comandar as negociações com as montadoras estrangeiras.
Com informações do portal Folha.com
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.