As usinas do Centro-Sul do país processaram, até 15 de novembro, 479,35 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira, 28, pela União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), o volume moído é 8,8% menor do que o alcançado no mesmo período da safra passada.

Considerando apenas o total processado na primeira quinzena de novembro (18,62 milhões de toneladas), há uma queda de 19,59% em relação aos 15 dias anteriores e de 23,65%, em relação ao mesmo período de 2010.

Durante a primeira metade de novembro, ainda estavam em funcionamento 151 das 214 usinas que operam na região. O levantamento da segunda quinzena deve indicar, no entanto, praticamente o encerramento da safra. “A expectativa é que menos de 35 unidades estejam operando no final do mês. Deveremos, portanto, observar uma retração significativa na quantidade de cana moída nas próximas quinzenas”, disse o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

Do total de cana moída até 15 de novembro, 51,57% destinaram-se à produção de 19,99 bilhões de litros de etanol. Desses, 7,78 bilhões de litros foram para a produção de etanol anidro, que é adicionado à gasolina, e 12,2 bilhões de litros para a produção de etanol hidratado, para abastecimento direto dos veículos. No total, o volume de combustível produzido teve queda 16,56% na comparação com o mesmo período de 2010. Em relação ao etanol anidro, entretanto, houve um crescimento de 12,75%.

A produção de açúcar atingiu, até a primeira metade do mês, 30,49 milhões de toneladas, 4,73% menor do que o verificado na mesma altura da safra passada.

Daniel Mello/Agência Brasil

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor