Ministro do Trabalho aposta na diminuição do desemprego ainda em 2015
No Rio de Janeiro, depois de reunião na Fundação Getúlio Vargas (FGV), o ministro do Trabalho, Manoel Dias, afirmou que desemprego pode ser revertido ainda no segundo semestre deste ano, puxado principalmente pelos setores de construção civil e automobilístico. Estes segmentos são os que mais sofrem com a retração na economia brasileira. De acordo com pesquisa do IBGE, o índice de desocupados alcançou 8,3% no segundo trimestre de 2015.
Em entrevista, o ministro relembrou os avanços trabalhistas do Brasil na última década. Dias afirmou que o Brasil tem 50 milhões de trabalhadores com carteira assinada, além do mercado de consumo ter dobrado nos últimos anos. Ele também destacou os investimentos em agroindústria e agricultura familiar, de cerca de R$ 220 bilhões, e as concessões de logística, que devem trazer investimento de capital estrangeiro para o país.
Para o setor automotivo, Dias confia nas previsões da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que espera retomar as capacidades produtivas em seis meses, principalmente com acordos de exportação para México e países da América Latina. Em relação ao setor de construção, ele falou sobre o investimento do governo Federal, de R$ 84 bilhões em moradias populares. “Isso deve gerar mais de um milhão de empregos”, calcula.
Com informações da Agência Brasil e do jornal O Globo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.