O Brasil passará a contar, já a partir deste ano, com um sistema de coleta de expectativas de mercado, lançado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda. O Prisma Fiscal, que ainda passará por uma fase de testes, permitirá o acompanhamento das principais variáveis fiscais brasileiras, como arrecadação, receita líquida e dívida bruta do governo geral. As previsões consolidadas serão divulgadas mensalmente no site da SPE. O cronograma prevê que o primeiro relatório mensal com as projeções consolidadas seja divulgado em dezembro.

O governo espera que o Prisma possa contribuir para o planejamento de cidadãos e empresas. O argumento é de que, com o sistema, será possível saber o que os agentes de mercado estão projetando sobre os resultados da política fiscal. A SPE ainda diz que essa é uma oportunidade para aprimorar os estudos fiscais e “facilitar o controle social a partir de uma ancoragem das expectativas quanto ao desempenho de importantes variáveis fiscais brasileiras.”

A partir das informações recolhidas pelo Prisma, ainda será gerado, quando necessário, um ranking das instituições participantes que elaboraram previsões mais próximas aos resultados realizados.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor