Ministério da Fazenda lança Prisma Fiscal
O Brasil passará a contar, já a partir deste ano, com um sistema de coleta de expectativas de mercado, lançado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda. O Prisma Fiscal, que ainda passará por uma fase de testes, permitirá o acompanhamento das principais variáveis fiscais brasileiras, como arrecadação, receita líquida e dívida bruta do governo geral. As previsões consolidadas serão divulgadas mensalmente no site da SPE. O cronograma prevê que o primeiro relatório mensal com as projeções consolidadas seja divulgado em dezembro.
O governo espera que o Prisma possa contribuir para o planejamento de cidadãos e empresas. O argumento é de que, com o sistema, será possível saber o que os agentes de mercado estão projetando sobre os resultados da política fiscal. A SPE ainda diz que essa é uma oportunidade para aprimorar os estudos fiscais e “facilitar o controle social a partir de uma ancoragem das expectativas quanto ao desempenho de importantes variáveis fiscais brasileiras.”
A partir das informações recolhidas pelo Prisma, ainda será gerado, quando necessário, um ranking das instituições participantes que elaboraram previsões mais próximas aos resultados realizados.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.