Reino Unido

Ainda na sexta-feira, 24, Ministério da Fazenda se pronunciou sobre a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia, afirmando que o Brasil está preparado para atravessar com segurança períodos de instabilidade externa.

Em comunicado, a pasta avalia que a situação do Brasil é de solidez e segurança porque os fundamentos são robustos. Esses fundamentos são mecanismos e proteções que o país têm para fazer frente a possíveis crises externas.

O texto ainda relata que o país tem expressivo volume de reservas internacionais e que o ingresso de investimento direto estrangeiro, recursos que são direcionados para o desenvolvimento produtivo, tem sido suficiente para financiar as transações correntes.

Segundo o comunicado, as condições de financiamento da dívida pública brasileira permanecem sólidas neste momento de volatilidade nos mercados financeiros. Explica ainda que essa volatilidade é causada por eventos externos.

Medidas que podem proteger o Brasil da decisão do Reino Unido

“O Tesouro Nacional conta com amplo colchão de liquidez. A dívida pública federal é composta majoritariamente de títulos denominados em reais”, relatou. “Além disso, o governo anunciou medidas fiscais estruturantes de longo prazo”, argumentou o ministério.

Essas medidas estruturantes, depois de aprovadas e implementadas totalmente, reforçarão, segundo o Governo Federal, as condições econômicas do país, que voltará a crescer e gerar emprego e renda. Com elas deixando o Brasil mais forte, a economia fica ainda menos exposta a riscos externos.

“A recente melhora nos indicadores de confiança e na percepção de risco do País reflete essas ações”, diz a nota. “Nesse contexto, o Brasil está preparado para atravessar com segurança períodos de instabilidade externa”, garantiu.

O que é Brexit?

Em plebiscito, os britânicos decidiram sair da União Europeia. Em uma votação acirrada, 51,9% votaram pela saída contra 48,1%. O processo de saída, no entanto, não ocorre de imediato e pode durar pelo menos dois anos.

Esse processo tem sido chamado de Brexit, que nada mais é do que a saída do Reino Unido do bloco europeu. A palavra é derivada da união de outras da língua inglesa: British (de britânico ou uma referência a Reino Unido) e exit (saída).

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Melhore sua saúde financeira e tenha uma vida melhor