empregos

O bom resultado na geração de empregos no Brasil em junho pode ser colocado na conta das micro e pequenas empresas. De acordo com levantamento feito mensalmente pelo Sebrae com base em números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, esses negócios abriram 35,8 mil novos postos de trabalho no país, enquanto as médias e grandes fecharam 26,7 mil vagas.

O resultado na geração de emprego das micro e pequenas empresas representa um aumento de 14,4% em relação a maio. É o terceiro mês consecutivo de resultados favoráveis entre empresas de pequeno porte. Este ano, apenas no mês de março, elas demitiram mais do que contrataram.

Desde o início do ano, esse segmento criou 211,2 mil postos de trabalho, enquanto as médias e grandes fecharam 162,2 mil. “Os pequenos negócios vêm sustentando a geração de empregos na economia, revertendo o saldo negativo do ano passado”, ressalta o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

No acumulado do ano, o setor de serviços foi o que apresentou o melhor saldo: 145 mil novas vagas. Já no mês de junho, os pequenos negócios da agropecuária foram os que mais criaram empregos, com 22,6 mil postos.

As médias e grandes empresas, por sua vez, geraram empregos apenas na agropecuária. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma reversão de saldos por parte dos pequenos negócios. Em junho de 2016, as micro e pequenas empresas haviam fechado 13,8 mil postos de trabalho, e as médias e grandes, 78 mil.

O estado de Minas Gerais liderou o ranking de geração de empregos no último mês (19 mil), seguido por São Paulo (6,2 mil). Consequentemente, a região Sudeste foi a que mais abriu vagas, respondendo por um total de quase 34 mil. A região Centro-Oeste foi asegunda principal geradora de empregos, registrando a criação de 9,8 mil postos. A única região que registrou saldo negativo foi a Sul, puxada pelo Rio Grande do Sul, onde foram extintos praticamente 4,4 mil postos de trabalho.

Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda