Mercado mantém projeção da Selic, mas expectativa para IPCA passa de 7%
Na projeção semanal do mercado financeiro, a Focus, do Banco Central (BC), prevê aumento da inflação e diminuição da projeção do Produto Interno Bruto (PIB). Novamente contrariando as metas propostas pela equipe econômica, o boletim mostra perspectiva para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo previsto para 2015 em 7,01%. O IPCA alto ficaria 0,6% acima do teto da meta para o ano.
No indicador de crescimento do Produto Interno Bruto, a queda foi de 0,1% em uma semana e agora o mercado aposta em 0,3% de evolução para o ano. Também caíram as previsões de crescimento industrial e a estimativa dos investimentos estrangeiros. De 0,69% para 0,5% e de US$ 60 bilhões para US$ 59,2 bilhões, respectivamente.
A taxa básica de juros, a Selic, permaneceu no mesmo patamar do boletim do dia 26 de janeiro e a projeção para 2015 ainda é de 12,5% ao ano. O índice importante se estabilizando e apresentando indícios de estagnação na perspectiva do mercado é uma das peculiaridades do boletim desta segunda-feira, 2. Na primeira reunião anual do Comitê de Política Monetária (Copom), o BC aumentou a taxa para 12,25% ao ano. Caso as previsões se concretizem, o controle do consumo proposto pela política econômica deve ser feito por vias alternativas ao controle de juros.
Com informações da Agência Brasil.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.