Mercado Financeiro intensifica previsões de retração econômica para 2015
Pesquisa feita pelo Banco Central (BC) com representantes do Mercado Financeiro intensificou previsões de maior retração no PIB e alta da inflação para este ano. A previsão de queda no crescimento do Produto Interno Bruto baixou de 0,66% para 0,78% em uma semana. Já a alta projetada do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 7,93%, na última semana.
O boletim semanal Focus, do BC, é resultado de uma pesquisa feita com mais de 100 instituições financeiras no país e é o principal termômetro da perspectiva do mercado.
Caso se concretizem, as previsões de queda no PIB e de alta na inflação serão as maiores registradas desde 1990 e 2003, respectivamente. A meta da inflação para o governo é de 4,5% atualmente e com a escalada prevista (7,93%), o índice deve superar o limite de tolerância, que é 6,5%.
Para 2016, o mercado espera recuperação da economia, mas as expectativas baixaram. O boletim da semana anterior apontava para uma alta de 1,4% no PIB e uma inflação de 5,51%. Nesta semana, as previsões são de um crescimento de 1,3%. O IPCA projetado subiu para 5,6%. Mesmo com esta alteração, no entanto, ele permanece dentro dos limites.
Juros
A previsão da Focus para a taxa básica de juros, a Selic, que tinha se mantido estável nas últimas pesquisas, registrou alta na última semana e permaneceu em 13% nos resultados divulgados nesta segunda-feira, 16. Se for concretizada a previsão, haverá mais uma alta antes do fim do ano.
A Selic mais alta tem sido a principal medida da autoridade monetária para combater a elevação dos preços no país, mas mesmo com altas consecutivas nas últimas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), o IPCA continua subindo.
Com informações da Agência Brasil e do portal G1.
Comentários
Registre-se ou faça login para comentar.
Eduardo Matias
17/03/2015 - 19:07:43