Mercado de turismo apresenta crescimento no terceiro trimestre
O mercado de turismo no Brasil vem apresentando crescimento. De acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo, os dados apontam para a retomada do faturamento de empresas do setor. Segundo o levantamento, de agosto a outubro, foi registrado crescimento em 66% delas, no comparativo com o segundo trimestre.
Entre os entrevistados da pesquisa, 61% deles afirmaram que irão investir no último trimestre do ano e 64% acreditam que o faturamento será maior que o mesmo período de 2015.
A pesquisa foi realizada pela Fundação Getúlio Vargas, com 927 empresas, que empregam mais de 77 mil pessoas e faturaram R$ 8,8 bilhões no terceiro trimestre de 2016.
As empresas entrevistadas são responsáveis por negócios no transporte aéreo, parques e atrações turísticas, turismo receptivo, agências e operadoras de viagem, organizadoras de eventos e meios de hospedagem.
Dos sete segmentos pesquisados, cinco manifestaram perspectiva de aquecimento dos negócios no último trimestre do ano. Destaque para transporte aéreo, em que 100% dos entrevistados afirmaram acreditar no aumento do faturamento. Entre parques e atrações turísticas o índice foi de 67% e no turismo receptivo foi de 25%.
Esse crescimento do mercado de turismo acontece em um momento em que o número de turistas que vêm ao Brasil aumenta. A isenção de vistos para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália no período dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio, por exemplo, teve resultados positivos.
Levantamento feito pelo Ministério do Turismo em conjunto com o Departamento de Polícia Federal concluiu que no total de turistas estrangeiros com origem nos países beneficiados houve variação positiva média de 55,31% em relação ao mesmo período de 2015.
Em 2016, foram 163.104 turistas das quatro nacionalidades, contra 105.017 do ano anterior. O número de chegadas de norte-americanos variou 47%; o de japoneses 61%; o de canadenses, 84%; e o de australianos, 107%.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.