Menos consumidores farão compras no Dia das Mães
As expectativas para o Dia das Mães deste ano estão mais tímidas. Segundo pesquisa realizada pelo Boa Vista SCPC, 61% dos entrevistados vão comprar presentes para comemorar a data, em comparação aos 75% que manifestaram essa intenção no ano passado. O estudo teve abrangência nacional.
Ainda de acordo com o levantamento, 52% dos consumidores irão gastar menos este ano na compra do presente para as mães, um salto de 14 pontos percentuais em relação aos 38% que reduziram a quantia despendida na comemoração da data no ano passado.
Em relação ao valor dos presentes, 75% pretendem gastar até R$ 200 no Dia das Mães, em comparação a 61% no ano passado. O valor médio deve chegar a R$ 197, o que representa 28% menos que o gasto em 2015. A maior fatia dos pesquisados (68%) planeja comprar o presente à vista (47% com dinheiro e 31% no cartão de débito).
Outro dado levantado pelo estudo é que dos 39% dos consumidores que não comprarão presentes neste Dia das Mães, a maioria (55%) afirma que não poderá comprar nenhuma lembrança por não ter condições financeiras ou então por estar endividada. No ano passado, 48% alegaram esses motivos para passar a data “em branco”.
Os consumidores pretendem dar presentes a outras pessoas, além das mães, nessa data. Segundo o levantamento, 44% vão presentear as mães, mas 12% pretendem dar lembranças a outras pessoas como irmãs, tias e amigas. Outros 12% planejam comprar presente para a sogra, 8% para a avó e 5% para a esposa.
Os itens de uso pessoal são os preferidos para presentear na data, com 52% das menções (em comparação a 43% no ano passado). Especificamente, os que optarão por esses produtos escolherão itens de perfumaria (25%), vestuário, calçados e bolsas (23%) e joias e relógios (4%).
Segundo a pesquisa, 31% disseram que a decisão de compra do presente será baseada no desejo das mães. Em segundo lugar, o motivo da escolha será a necessidade e utilidade do presente, com 28%.
O local preferido dos consumidores para comprar as lembranças do Dia das Mães serão as lojas físicas, que têm 92% das preferências. Entre esses respondentes, 43% farão as compras em shopping centers e 39% em lojas de rua.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.