Meu filho de 10 anos me questionou a alguns dias sobre o que era melhor, ser dono ou empregado e também quis saber “como ele poderia comprar ações”. Fiquei surpreso em saber que em sua escola estão dando aulas de empreendedorismo e que foi comentado com eles o que era uma ação.

Minha experiência de ensinamento de gestão financeira com meu filho começou aos 5 anos, quando percebi que ele não tinha nenhuma noção sobre como era difícil ganhar o pão nosso de cada dia.

Comecei a dar uma semanada de R$ 5,00 para que comprasse os carrinhos que todos os dias ele me pedia para comprar, o jornal de futebol que todas as vezes que íamos a uma banca ou livraria ele me pedia as balas, bolachas e tudo o mais que me pedia todos os dias. Ele pelo que descrevo é provavelmente igual a muitas das crianças que conhecemos.

Com isto pude mostrar para ele que temos recebimentos em tempos certos e que não podemos gastar tudo o que se ganha, mesmo sendo muito pouco e que ficar rico da noite para o dia é algo que acontece apenas em filmes e novelas.

O importante do que quis passar para ele é como decidiria seus gastos? O que era importante e quais as prioridades na hora de comprar? Como iria pagar suas compras? Algumas vezes precisamos emprestar alguns recursos e que ele nos pagava nas semanas seguinte.

Gastar com sabedoria é um grande aprendizado e fará uma grande diferença no futuro de suas finanças pessoais.

Termos metas pessoais significa nos planejarmos, algumas metas devem ser de curto, médio e longo prazo

A maioria das pessoas não controla os gastos ou evitam compras desnecessárias, não aprendemos em família ou em nossas escolas. Planejar os gastos é mais do que certo que a maioria das pessoas não o fazem, não é de nossa cultura planejar.

Sem conhecimento básico de finanças pessoais somos presas fácil do consumismo e saímos por ai comprando brinquedos. A diferença entre os brinquedos das crianças e dos adultos é apenas o preço.

O padrão de vida das famílias depende mais da falta de conhecimentos sobre finanças pessoais do que da má distribuição de renda. Conhecemos pessoas que cresceram financeiramente e em patrimônio mesmo não ganhando grandes volumes de dinheiro. E também conhecemos pessoas que vivem tomando empréstimos, apesar de seus altos ganhos.

Toda a família deve estar envolvida na da forma de administrar os recursos e quem detém mais conhecimento de como gerir as finanças, deve estar repassando este conhecimento para os que precisam do conhecimento. Buscar as soluções em família e o segredo do sucesso, se todos estiverem com o mesmo objetivo as conquistas e crises serão mais fáceis de serem administradas.

Voltando a pergunta inicial, expliquei das vantagens e desvantagens de ser um empreendedor e um funcionário, sei que tenho muita inclinação para estimular o empreendedorismo, pois foi o que tive de ensinamento de meus pais, assumir riscos é algo necessário e devemos ensinar desde cedo.

Entendi que neste momento era importante fazer algo que recomendo em projetos de sucessão familiar e deveria testar dentro de casa, contar para meu filho qual foi a origem de nossa família, como foi a trajetória financeira de seu tataravô, bisavô, avô e pai e como financeiramente tivemos nossos erros e acertos. Foi um tempo muito bom, pois pedi para meu pai contar estas histórias, foi um tempo muito agradável e meu filho ficou muito entusiasmado.

Bem, hoje em dia meu filho não só administra muito bem sua semanada de R$ 10,00, como guarda dinheiro para comprar jogos e fazemos isto junto, como resultado nossa relação de pai e filho é cada dia melhor e ele já adquiriu um vídeo game, alguns jogos e tem alguns bons reais.

Este não é um entendimento rápido, portanto devemos iniciar o quanto antes.

Por:

Marco César de Oliveira
Economista – PUC/SP, MBA Gestão Empresarial – FIA/USP, palestrante, Professor na UNIFIEO, sócio da CORPORATE Management Consulting

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Registre-se ou faça login para comentar.

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda