‘Marca Brasil’ cai para o décimo lugar entre as mais valiosas do mundo
A empresa britânica de consultoria Brand Finance divulgou ontem o valor da marca das nações. O Brasil continua na lista dos mais valiosos, mas caiu para a décima posição no ranking, com um valor de marca estimado em US$ 1,403 trilhão em comparação com 2013, quando estava na oitava posição e avaliado em US$ 1,478 trilhão. A queda foi de 5%.
No Top 10, a França perdeu o sexto lugar para o Canadá, mas seu valor de marca se manteve, enquanto o do país norte-americano teve uma alta de 7% em um ano, alcançando US$ 1,938 trilhão.
Os Estados Unidos continuam com a primeira posição, com uma avaliação de US$ 19,26 trilhões, mais de três vezes o valor do segundo lugar (a China, que vale US$ 6,352 tri).
A perda de valor do Brasil foi atribuída à avaliação de instabilidade econômica do mercado mundial ao longo do ano. A Copa do Mundo também é um elemento chave. Segundo a consultoria, eventos como esse fazem com que os olhos do mundo se voltem para o país, mostrando tanto qualidades como falhas. E os protestos contra a realização do evento podem ter sido decisivos na avaliação.
Os piores desempenhos foram da Ucrânia, que encolheu 37% e teve uma avaliação de US$ 80 bilhões e do Líbano, cuja marca vale US$ 22 bilhões, uma baixa de 23% em relação ao ano passado.
As maiores altas em comparação com a lista de 2013 foram a do Catar e Bangladesh, que subiram 39% e possuem um valor de marca de US$ 256 bi e US$ 115 bi, respectivamente.
Com informações do portal G1, do Estado de São Paulo e da Brand Finance.
Comentários
Registre-se ou faça login para comentar.
José
18/12/2014 - 14:36:57