Mais de 70% das grandes indústrias investem em inovação, diz ABDI
Cresce o número de grandes empresas brasileiras que investem em inovação tecnológica para aumentar a competitividade no mercado interno. A confirmação vem com a pesquisa Sondagem de Inovação, divulgada nesta terça-feira (26) pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
A segunda edição do levantamento trimestral constatou que 71,5% das 1.650 grandes empresas industriais – com mais de 500 empregados – inovaram no lançamento de produtos ou no processo de fabricação no trimestre de abril a junho. Percentual semelhante aos 71,4% registrados no trimestre anterior.
A pesquisa também apontou que 27% do universo analisado ampliaram os investimentos próprios em pesquisa e desenvolvimento e 47% mantiveram o mesmo nível do trimestre anterior. Na avaliação do presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, “são números excelentes, que indicam a consciência do empresariado sobre a necessidade de inovar para garantir presença no mercado”.
A Sondagem de Inovação detectou que entre as duas pesquisas houve crescimento de 52,4% para 57% no melhoramento de produtos já existentes no mercado, enquanto 18,1% lançaram produtos ainda não existentes no Brasil. Não houve alteração percentual na comparação trimestral, mas a ABDI considera o percentual satisfatório.
As inovações de processo de produção dentro da própria empresa caíram de 48,6% para 45,1% na comparação trimestral, mas, conforme observou Maria Luisa Campos Machado Leal, diretora da ABDI, responsável pela pesquisa, “nem toda inovação de produto necessita de uma inovação de processo, assim como nem toda inovação de processo é realizada para produzir um novo produto”. Ela reconhece, porém, que quem investe nos dois processos contribui mais para a inovação.
Segundo Maria Luisa, é importante observar que as grandes empresas orientam a inovação para outros setores, e sinalizam que investem para se tornar mais competitivas, tanto no mercado doméstico quanto no exterior. Razão pela qual, no seu entender, a Sondagem de Inovação será fundamental para auxiliar as ações de promoção do desenvolvimento industrial brasileiro também nas empresas de menor porte.
Stênio Ribeiro / Agência Brasil
Edição: Rivadavia Severo
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.