Mais de 30% dos brasileiros compram produtos contrabandeados
Mesmo tendo consciência da prática ilegal, um em cada três brasileiros compra produtos contrabandeados, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 25, pelo Datafolha. A atividade causa anualmente um prejuízo de cerca de R$ 100 bilhões para a economia. O estudo foi feito com 4 mil pessoas, em 143 municípios do país, entre 22 e 24 de abril.
A absoluta maioria dos entrevistados (92%) acredita que esse tipo de venda seria bem menor caso os produtos custassem menos. Dos que admitiram adquirir estes itens, 53% apontou como vantagem principal da compra o custo dos produtos e 48% dos participantes atribuem responsabilidade destes contrabandos ao governo Federal brasileiro, por contra da carga tributária.
Quanto às características dos produtos contrabandeados, 43% apontaram a falta de qualidade como principal desvantagem. Ao mesmo tempo, 45% dos entrevistados reconheceram que não saberiam identificar à primeira vista se um produto é fraudado ou não. A ausência de garantias foi o segundo problema mais destacado, por 33% das pessoas.
A pesquisa apontou também para as possíveis soluções para este problema. O reforço no policiamento das fronteiras e as penas mais duras para o crime foram as maneiras mais defendidas pelos entrevistados para evitar a prática, com 37% e 23% das respostas. Porém, 17% acreditam que programas de maior incentivo a empregos nas regiões de fronteira seriam mais efetivos para dar fim a estas atividades.
Com informações do portal G1 e da Folha de S. Paulo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.