Limite do crédito consignado sobe para 35%
O limite do empréstimo consignado subiu de 30% para 35% da renda do trabalhador, nesta segunda-feira, 13. A Medida Provisória (MP) foi publicada no Diário Oficial da União e já está em vigor. Ela tem como principal objetivo estimular a economia por meio do aumento de crédito aos consumidores.
Tido como principal instrumento de consumo nos últimos anos, o volume de empréstimos cresceu somente 0,1% no mês de abril, de acordo com o Banco Central (BC). Foi o nível mais baixo para o mês desde 2007. A decisão de aumento do limite deve reaquecer este setor.
Esta modalidade, normalmente utilizada em casos como pagamento de empréstimos, financiamentos, é considerada a que tem a menor taxa de juros. De acordo com o texto publicado, a utilização dos 5% excedentes ao limite original só é válida no caso das despesas contraídas com cartão de crédito.
De certa forma, a MP serve como resposta a outra medida provisória vinda do Congresso, em maio, que tentava elevar para 40% o limite em questão e que na época foi vetada pela presidente Dilma Rousseff. A nova resolução é uma decisão da equipe econômica liderada pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e pelo vice-presidente Michel Temer. A determinação deve servir de barganha para aprovação de medidas relacionadas ao ajuste fiscal, segundo analistas.
A ampliação, contudo, deve ser vista com cautela. Com 35% da renda comprometida, sobram apenas 65% para o restante das despesas, o que pode acabar aumentando o endividamento das famílias.
Com informações da Agência Brasil e do Estado de São Paulo.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.