A inflação calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) estimada pelos técnicos do governo na elaboração da Projeto de Lei Orçamentária (LOA) de 2010 terá um leve recuo, ficando praticamente estável em comparação com o índice esperado para este ano.

Na LOA, entregue ontem (31) ao Congresso Nacional, a estimativa passou de 4,42% para 4,33%, com redução de apenas 0,09 ponto percentual. O IPCA, índice mensal calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é usado pelo governo para estabelecer as metas de inflação a serem perseguidas pelo Banco Central em sua política monetária.

Já o Índice Geral de Preços (Disponibilidade Interna) calculado pela Fundação Getulio Vargas (IGP-DI), também um levantamento mensal e que tem em sua composição 60% de produtos do atacado, previsto para 2010 na LOA, seria de 4,5%, em termos percentuais, uma elevação de 3,50 pontos sobre o estimado em 2009.

Por outro lado, o câmbio médio considerado na lei teria queda, passando de R$ 2,08 para R$ 2,01. A taxa básica de juros permaneceria estável no patamar de 8,75% em 2010.
Kelly Oliveira e Daniel Lima – Agência Brasil

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda