A taxa média de juros do empréstimo pessoal em abril ficou em 5,22% ao mês (a.m.), 0,13 ponto percentual menor que o mês anterior, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 10, pela Fundação Procon de São Paulo (Procon-SP). A pesquisa mostra também que houve estabilidade na taxa do cheque especial, que ficou em 7,92% a.m., mantendo o patamar desde janeiro.

O levantamento, feito no dia 2 deste mês, envolveu Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander. Segundo o Procon-SP, os dados coletados referem-se às taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independente do canal de contratação. Para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Dos sete bancos pesquisados, somente dois baixaram as taxas do empréstimo pessoal. A Caixa Econômica Federal baixou de 3,88% em março para 3,51% a.m. em abril, um decréscimo de 0,37 ponto percentual. O Itaú baixou de 6,56% para 6,02% a.m., queda de 0,54 ponto percentual.

Os demais bancos mantiveram os juros de seus empréstimos pessoais. A taxa praticada pelo Banco do Brasil foi 4,27% a.m.; pelo Bradesco, 6,17%; pelo HSBC, 5,77%; pelo Safra, 4,90% e o Santander praticou taxa de 5,91% a.m.

Já as taxas do cheque especial apuradas ficaram em 5,7% no Banco do Brasil; 8,76% no Bradesco, 4,27% na Caixa Econômica Federal; 9,82% no HSBC; 8,75% no Itaú; 8,25% no Safra e 9,87% no Santander.

Fernanda Cruz / Agência Brasil.
Edição: Denise Griesinger.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda