Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) esperam que a taxa básica de juros, a Selic, seja mantida no atual patamar até pelo menos julho de 2010.

A expectativa é de que em julho do próximo ano os juros básicos anuais subam do atual patamar de 8,75% para 9,25%. Na previsão anterior, no mesmo mês, os juros seriam de 9% ao ano.

Em agosto do próximo ano, na projeção dos analistas, haverá novo aumento, para 9,50%. Em setembro, a Selic ficaria em 9,75% ao ano e em outubro, em 10,25% ao ano. Nessa projeção, a Selic encerra o próximo ano em 10,50% ao ano. A estimativa anterior para a Selic no fim de 2010 era de 10,25% ao ano.

A taxa básica de juros é o instrumento usado pelo Banco Central para controlar a inflação. Quando a economia está aquecida e os preços estão em alta, o BC aumenta os juros básicos, e os reduz quando ocorre o inverso.

Nesta terça (20) e quarta-feira (21), o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC reúne-se para definir a Selic.

Agência Brasil / Kelly Oliveira
Edição: Tereza Barbosa

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda