Jovens empresários utilizam WhatsApp em seus negócios
Há algum tempo, o WhatsApp tornou-se uma das principais ferramentas de comunicação entre as pessoas. A novidade é que o aplicativo de mensagens instantâneas passou a ser um forte canal entre as empresas e seus clientes. Pelo menos, essa é uma realidade para 51,9% dos jovens empreendedores entrevistados em uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Em seguida, depois do WhatsApp aparecem os perfis em redes sociais como Facebook e Instagram (41,2%) e os anúncios pagos no Facebook (26,9%), deixando para trás ferramentas tradicionais como campanhas publicitárias (4,6%) e e-mail marketing (8,5%). O levantamento foi feito em todo o Brasil.
A presença na internet tem como principal benefício para seis em cada dez jovens empresários a intensificação na comunicação com o público-alvo (61,7%), seguido pela expansão da base de atuação e fazer novos clientes (43,2%). Para 41,9%, os sites e os portais são os principais canais de informação de assuntos relacionados à empresa dos entrevistados e o mercado em geral. As redes sociais foram mencionadas por 31,5%. Já o relacionamento com o mercado é feito por meio do contato com pessoas que atuam no mesmo setor (53,3%), seguido por participação em feiras e exposições (25,7%).
Uma das explicações apontadas é que entre os jovens empreendedores, com idade entre 18 e 34 anos, espera-se que haja menos dificuldade e resistência para fazer uso de tecnologias. Isso porque a internet já é inerente ao dia a dia e usar essa ferramenta para dar início, alavancar e potencializar seus negócios acabou se tornando normal.
A pesquisa mostra que apenas 37,8% dos entrevistados declararam que investem muito no relacionamento com os clientes. Devido à inexperiência de mercado e um baixo capital de giro, muitos jovens empreendedores acabam utilizando ferramentas online e aplicativos por serem opções fáceis, baratas e efetivas.
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