Hidrelétrica de Itaipu aproveita chuvas para operar com carga máxima
A Itaipu Binacional está aproveitando a situação hidrológica excepcional dos últimos dias para atender aos sistemas elétricos brasileiro e paraguaio com carga máxima. Com o reservatório cheio, a hidrelétrica vem batendo recordes horários históricos e armazenando água para produção futura. Nos últimos 12 dias, 85% de toda a quantidade de água que chegou à usina foi usada para a produção e armazenamento. Apenas 15% foi despejada pelo vertedouro.
O volume de água armazenado e o incremento de geração equivalem a 850 mil megawatts-hora de energia agregada, volume suficiente para atender às necessidades de consumo de eletricidade de uma cidade do porte de Curitiba, por uma semana.
A água adicional ocorreu por causa do efeito El Niño. Do total adicional de água recebida, uma parte é utilizada para a produção de energia, sempre limitada ao consumo dos países. A segunda parte é utilizada para o estoque do reservatório, a caixa d’água da usina, para produzir daqui para frente; e a terceira é o excedente. No caso, é o que não pode ser economizado e precisa ser vertido.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.