Intenção de consumo das famílias caiu 6,1% em março
Dados divulgados nesta quinta-feira pela CNC demonstram uma queda de 11,9% na intenção de consumo das famílias em relação ao mês de março do ano passado.

Segundo pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a intenção de consumo das famílias (ICF) diminuiu em março. A queda foi de 6,1% em relação ao mês passado e de 11,9% em comparação com março de 2014. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 19.

Foi, pelo segundo mês consecutivo, o nível mais baixo registrado pelo índice na série histórica da pesquisa, iniciada em 2010.

De acordo com analistas da CNC, os motivos para a queda na intenção de consumo não são diferentes que os motivos das baixas no ano passado ou mesmo da diminuição de fevereiro. A alta nos juros é o principal deles, e o declínio acentuado da última pesquisa foi impulsionado principalmente pelo setor de transportes, com o aumento da gasolina.

A economista da CNC, Juliana Serapio, especula que é possível para o próximo mês que o ICF seja ainda menor. Segundo ela, a alta da cotação da moeda norte-americana deve ser um fator decisivo para o consumo nos próximos meses.

Com informações do portal G1.

    Leia Também

  • Educação financeira

    Economizando em Tempos de Crise: Dicas Práticas para Gerenciar suas Finanças

  • Cinco atividades de lazer que movimentam a economia das grandes cidades

  • Afinal, qual é o melhor curso Ancord?

Comentários

Aprenda a organizar suas finanças, entenda mais de economia para fazer seu dinheiro render e conheça investimentos para incrementar sua renda