Inovação e empreendedorismo garantem um cenário de competitividade global
Uma gestão totalmente voltada à inovação. Essa é a estratégia da Buscapé Company. Atualmente com 15 milhões de visitantes únicos por mês, 11 milhões de produtos e 53 mil fornecedores, o Buscapé é o segundo maior site de comparação de preços no mundo.
Romero Rodrigues, Fundador e Presidente da Buscapé Company, aponta como um dos principais desafios do atual mercado atender a todas as demandas do consumidor e manter a inovação com um ritmo constante. Para ele, dentro desse desafio principal, destacam-se dois componentes. Um deles é o crescimento do mercado. “Se você perde duas ou três ondas, em um mercado que cresce de 30 a 35% ao ano, em três anos você está praticamente fora do negócio”.
O outro ponto nesse desafio é a competição. Segundo Rodrigues, além dos competidores locais, atualmente a Buscapé Company concorre com Google, E-bay e Amazon. De acordo com ele, os esforços caminham no sentido de fazer com que a tecnologia nacional possa se manter competitiva com essas tecnologias que atuam globalmente e que têm acesso a muito mais recursos. Dentro da estratégia do Buscapé, a inovação tem papel fundamental neste sentido.
Exemplo desses esforços na busca por projetos inovadores, é o desafio “Sua ideia vale 1 milhão”, que é um processo de seleção de projetos para empreendedores que desejam desenvolver suas ideias e lançar produtos comercialmente viáveis. O Buscapé seleciona os melhores projetos e entra como sócio no negócio. Ano passado, mais de 850 projetos se inscreveram e, a partir desse programa, nasceram empresas como Hotmart, ResolvaMe, Meu Carrinho e Urbanizo. De acordo com o fundador do Buscapé, este projeto tem o objetivo de inspirar mentes inovadoras e incentivar a prática de inovação aberta. “A gente acredita que educação e empreendedorismo mudam um país, e um alimento o outro”, destaca.
Essa conversa com a comunidade empreendedora também ajuda a direcionar os investimentos locais. Na última edição do projeto ‘Sua ideia vale 1 milhão’, a região sul teve grande destaque. Esse foi um dos motivos que condicionaram os investimentos em Joinville (SC), onde a companhia pretende instalar alguns setores de atuação, prevendo um investimento que vai de R$ 5 a R$ 8 milhões nesse primeiro ano.
Confira a seguir a entrevista com Romero Rodrigues, que esteve na Expogestão 2012, falando sobre “Novos Mercados, Comportamentos e Maneiras de Fazer Negócios”.
Comentários
Ainda não há nenhum comentário para esta publicação. Registre-se ou faça login e seja o primeiro a comentar.